Notícias

Profissionais da educação debatem Plano Unificado

Profissionais da educação debatem Plano Unificado

14 de Agosto de 2015 - 00:00:00h

O Plano Unificado da Educação foi um dos principais temas discutidos durante o I Encontro de Funcionários Efetivos de escolas das redes estadual e municipal realizados pela APLB Feira de Santana, nesta quarta-feira (12). O evento reuniu mais de 150 profissionais que tiveram acesso a informações importantes sobre a qualificação e valorização da categoria. Participaram do Encontro o coordenador geral da APLB Bahia, Rui Oliveira, e os diretores do Departamento de Funcionários da entidade, Nivaldino Fêlix e Edmilson Almeida.

 De acordo com a diretora geral da APLB, Marlede Oliveira, o Encontro foi essencial para incluir efetivamente os profissionais que participam da escola nas discussões sindicais. “A escola é formada por todos os profissionais. Porteiros, merendeiras, secretários escolares, auxiliares e agentes administrativos, todos exercem o papel de educar. Há muito tempo caminhamos com a luta de que eles assim sejam reconhecidos e uma das conquistas é o Plano Unificado da Educação que debatemos amplamente”, pontuou a diretora. 

A qualificação também foi um dos pontos abordados no Encontro. “O Plano Nacional de Educação prevê a capacitação através do Pró-funcionário e é papel das secretarias estaduais e municipais ofertarem cursos técnicos para que eles otimizem a condução do alunado. Nós estamos atentos a isso e vamos  cobrar que a lei seja cumprida”, afirmou Marlede. 

Maria de Fátima, uma das servidoras participantes falou da importância do Encontro. “Já tenho seis anos trabalhando em escola e pela primeira vez tivemos um momento como esse que esclareceu muitas dúvidas e agora a gente percebe que finalmente os funcionários da educação estão sendo reconhecidos como funcionários da educação”, avaliou. Além dos profissionais de Feira de Santana, estiveram presentes também os núcleos de Ichu, Candeal e Conceição da Feira.