Notícias

PREFEITO COLBERT DÁ AS COSTAS A EDUCAÇÃO: PROFESSORES COM SALÁRIOS CORTADOS PASSAM DIFICULDADES EM MEIO À PANDEMIA

PREFEITO COLBERT DÁ AS COSTAS A EDUCAÇÃO: PROFESSORES COM SALÁRIOS CORTADOS PASSAM DIFICULDADES EM MEIO À PANDEMIA

14 de Setembro de 2020 - 21:43:03h

A diretoria da APLB Feira convocou os trabalhadores em educação da Rede Municipal para irem a Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta segunda-feira, 14, cobrar uma resposta do Governo Municipal sobre a assinatura do documento a ser anexado ao Processo que se encontra no Tribunal de Justiça da Bahia com o calendário de devolução e suspensão dos cortes de salários dos professores da Rede Municipal de Feira de Santana, como não houve resposta do novo Secretário de Educação, Justiniano França que ficou de dar um retorno a categoria, na quinta ou sexta-feira (10,11) da semana passada.
Ao chegar à SEDUC, a categoria encontrou os portões fechados e vários Guardas Municipais na frente para que os trabalhadores não adentrassem o espaço que é um local é público, mantido com dinheiro público e não privado. Assim, a categoria decidiu acampar com toldos e almoçar na porta da Secretaria para aguardar a chegada do Secretário de Educação. Durante esse tempo, os trabalhadores em educação acampados foram atacados com spray de pimenta por um motociclista que passava, atingindo uma criança, filha de uma das professoras, que teve que ser levada ao Hospital. Enquanto isso, diversos Guardas e Policiais Militares acompanhavam o protesto mas nada foi feito para resguardar a integridade dos professores.
A diretoria entrou em contato com o Secretário, que chegou já no início da tarde, quando os portões foram finalmente abertos e a categoria pode adentrar no espaço público. O Secretário informou à comissão formada pela diretoria da APLB e representantes da categoria que entraria em contato com o Procurador do Município, Moura Pinho. Após algumas horas o Secretário chamou a comissão para informar que o Procurador afirmou que não haverá acordo, que o Governo Municipal irá aguardar a decisão judicial, dando as costas a Educação e aos professores do Município com salários cortados e passando necessidade em meio a pandemia.
Além disso, o Procurador tem colocado na imprensa que o documento proposto pelo próprio Governo é uma invenção do Sindicato, nos colocando como mentirosos. Segue em anexo documento construído e acordado na audiência realizada na Procuradoria do Município no último dia 3 de setembro com o Secretário de Educação do Município, Marcelo Neves, o Jurídico da SEDUC, Marcos Rosa, um representante da Procuradoria, uma comissão formada pela diretoria da APLB Feira e representantes da categoria. Segue também, prints da matéria publicada pelo Site Acorda Cidade no dia 3 de setembro de 2020.
A categoria decidiu que nesta terça-feira, 15, às 8h, em frente à Prefeitura Municipal, vai se juntar ao protesto dos vendedores ambulantes de nosso Município que estão sendo despejados dos seus locais de trabalho. Os trabalhadores de nossa cidade não aceitam serem massacrados pelo Prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho.