Notícias

Diretora da APLB e Estudantes reivindicam melhorias para escola em Jaguara

Diretora da APLB e Estudantes reivindicam melhorias para escola em Jaguara

14 de Agosto de 2015 - 00:00:00h

A diretora da APLB Feira, Marlede Oliveira, esteve reunida na manhã desta segunda-feira (10) com um grupo de Estudantes da Escola Estadual do distrito de Jaguara e com o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, na sede do arcebispado, localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana. 

No encontro os Estudantes reivindicam melhores condições para a escola onde estudam e sugeriram que a mesma volte a funcionar no antigo prédio.  De acordo com Marlede, a escola foi remanejada para um espaço muito pequeno e sem boa infraestrutura para garantir aos Estudantes e Professores um espaço de estudo e ensino de qualidade e conforto. No antigo prédio foi instalada uma fábrica que hoje está desativada. 

Para a sindicalista, o espaço deveria ser destinado para Educação dos jovens de Jaguara e seria possível reservar uma sala para o funcionamento da associação do distrito. 

“Consideramos pertinente a reivindicação dos estudantes uma vez que o espaço que está desocupado. Não dá para entender essa intransigência de algumas pessoas em não ceder o local para voltar a ser escola.  A escola precisa ser ampla, de qualidade, com ventilação boa. Os meninos  estão em um cubículo, fizeram um arranjado e colocaram os alunos. Isso prejudica o desempenho deles nos estudos”, disse. 

Marlede defende que a escola deve retornar para o antigo prédio. “Eu não sei quando essa mudança de espaço da escola foi feita,  em que governo foi, mas sei que houve uma combinação na época com a Direc para tirar  os alunos do espaço do estado e colocá-los naquelas condições, para criar uma fábrica. Tudo bem que a  fábrica tinha naquele momento uma proposta social de dar emprego,  mas depois a fábrica foi desativada, e não existe mais”, disse.  

“Dom Itamar afirmou que o terreno não pertence igreja católica, já sabemos também que não é da associação, não tem escritura, não sabemos quem é o dono, então nada mais justo  em retornarmos com a escola.  Queremos buscar o diálogo e o que não dá é manter as condições em que os estudantes estão”, finalizou a diretora da APLB Feira.  Os Estudantes e representantes da comunidade afirmaram que não sabem quem é o diretor da associação que atualmente ocupa o prédio e o que eles representam.